Petrobras anuncia aumento de 6,6% da gasolina nas refinarias

De OGLOBO.COM, por Daniel Haidar e Danilo Farrielo:

  • Diesel também vai ficar 5,4% mais caro
  • Elevação começa a valer a partir desta quarta-feira

RIO — A Petrobras anunciou às 19h29m desta terça-feira que vai reajustar os preços da gasolina e do diesel nas refinarias a partir desta quarta-feira (30 de janeiro). Segundo comunicado enviado ao mercado pela empresa, a gasolina vai ser elevada em 6,6% e o diesel vai sofrer aumento de 5,4% nas refinarias.

Reportagem do GLOBO já tinha antecipado que o reajuste poderia ficar entre 7% e 9%, apesar de a companhia requisitar nos bastidores um aumento de 15% na gasolina. Para economistas, o aumento foi adiado para este ano pelo governo para evitar um impacto negativo na inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo analistas, como o governo forçou uma queda de 18,2% nos preços da energia elétrica para consumidores a partir de fevereiro, ficou aberto o caminho para elevar o custo da gasolina sem impactar a inflação.

Segundo cálculos do economista-chefe da corretora Planner, Eduardo Velho, o reajuste da gasolina deve chegar a 5,5% nas bombas dos postos, o que elevaria em 0,23 ponto percentual o IPCA. Mas esse aumento é mais do que compensado pela queda nos preços da energia, que vão aliviar em 0,75 ponto percentual o IPCA, ainda segundo Eduardo Velho.

Desta vez, ao contrário do reajuste do ano passado, o governo não poderá usar a desoneração de impostos para evitar um aumento da gasolina nas bombas dos postos de combustíveis. Isso porque a principal arma que vinha sendo usada pelo governo para conter a alta da gasolina, a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) já foi zerada para compensar um aumento de junho do ano passado.

Autoridades do governo já tinham admitido neste ano que poderia ocorrer um aumento da da mistura de álcool na gasolina, de 20% para 25%, para baratear o combustível na bomba. Mas essa medida só seria efetivada a partir do início da safra da cana-de-açúcar, em abril, quando o preço do etanol tende a cair. Há ainda a possibilidade de redução de tributos na distribuição de combustíveis.

Parte do mercado já esperava um reajuste de 7% da gasolina. O aumento veio para atenuar o prejuízo decorrente da importação de gasolina por preços superiores aos vendidos no Brasil. De acordo com a estatal, “esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”.