Lula diz que participação de Dilma nas eleições será mínima

Ex-presidente falou ainda que o PT deve “compreender” a posição em preservar relação do governo com base aliada

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado aos candidatos a prefeito do PT: a presidente Dilma Rousseff deve ter uma participação mínima nas eleições deste ano. Em reunião com a comissão de acompanhamento eleitoral do partido, em São Paulo, nesta quarta-feira, Lula disse que o PT deve “compreender” a posição de Dilma de preservar a relação do governo com a base aliada.

A expectativa mais realista dos líderes petistas é a de que a presidente vá aos palanques de Patrus Ananias, em Belo Horizonte, e de Fernando Haddad, em São Paulo. Ainda assim, Dilma pode esperar um eventual segundo turno para entrar nas campanhas. A presidente não deve participar da campanha de Humberto Costa, em Recife, para não colidir com o governador Eduardo Campos (PSB), um dos líderes mais importantes da base aliada e com quem o PT ainda sente os efeitos do atrito criado no fechamento das coligações para as eleições municipais.

— Acho que no tempo devido, na conveniência dela, na avaliação dela, a presidente deverá participar de algumas das campanhas— disse ontem o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão. Falcão participou com Lula da reunião com a comissão eleitoral e de um encontro com cerca de 50 funcionários na sede nacional do PT.

Nesta quarta-feira, Lula voltou à sede que já presidiu, depois de dez anos de ausência. Em clima festivo, posou para fotos com os funcionários e ganhou uma camiseta do Corinthians com o número da legenda, 13. Entre os convidados, estavam Fernando Haddad, Iriny Lopes, candidata a prefeito de Vitória, e Elmano Freitas, que disputa as eleições em Fortaleza.

O ex-presidente também deverá ter uma agenda de viagens reduzida no primeiro turno das eleições e vai centrar esforços na gravação dos programas eleitorais das capitais e dos municípios com mais de 150 mil eleitores.

— Nós vamos fazer uma prioridade ultraprioritária, com poucas cidades, e nas demais gravações para rádio e TV— disse Rui Falcão, afirmando que as cidades prioritárias são Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza.

Segundo Falcão, Lula elogiou a estreia do programa eleitoral de Fernando Haddad em São Paulo. Lula considerou que Haddad, que concorre pela primeira vez a uma eleição, mostrou “desenvoltura”. A esperança do PT é que com o começo do horário eleitoral Haddad deslanche nas pesquisas, deixando o terceiro lugar.

— Ele falou também das eleições em outros estados e de sua disposição para gravar para todo mundo— contou Rui, que complementou que Lula destacou, no encontro, que o PT tem “sempre um desempenho muito forte” com o horário eleitoral.

Durante a reunião, Lula recebeu um diagnóstico feito pelo partido com a situação eleitoral de 119 cidades com mais de 150 mil eleitores. O documento apresentava o desempenho do PT nas cidades desde a eleição de 2008 e as pesquisas de intenção de voto de cada candidato. Segundo Rui, o PT tem 84 candidatos a prefeito e 20 a vice nesses municípios.