Elias vai apresentar emenda à LDO para criaçăo da Secretaria Municipal da Terceira Idade‏

 

A convite do médico geriatra e presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), Euler Ribeiro, o vereador Elias Emanuel (PSB), esteve no Rio de Janeiro (até a noite de ontem, 27), onde conheceu de perto diversos projetos sociais da prefeitura daquela cidade aplicados à terceira idade.

Representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e na qualidade de presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente da Casa, Elias participou de um ciclo de palestras do geriatra, além do lançamento do seu livro Dieta Amazônica, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Paralelo à essa agenda, o vereador conheceu diversos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Terceira Idade do Rio de Janeiro, voltados para a saúde e o bem-estar do público dessa faixa etária: a partir dos 60 anos de idade.

Um dos projetos que mais chamou a atenção de Elias é o “As Academias da Terceira Idade”, onde os cariocas com mais de 60 anos dispõem de 62 praças na cidade para a prática de exercícios físicos com acompanhamento de profissionais especializados.

De acordo com o vereador, o projeto se chama “As Tais”, que são equipes de apoio composta de professor de educação física, enfermeiro e uma pessoa de apoio que acompanha os idosos beneficiados das 7h às 10h e no final da tarde, todos os dias.

Em vista disso, o parlamentar adiantou que deve apresentar uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve chegar à Câmara no próximo mês, para que seja criada no âmbito municipal a Secretaria da Terceira Idade e, consequentemente, oportunizar a criação de um projeto semelhante ao do Rio de Janeiro em Manaus. “Projeto como este poderia ter como espaço uma Ponta Negra revitalizada”, frisou Elias.

O vereador estará hoje (28) na Câmara Municipal de Manaus, onde deverá se pronunciar sobre a viagem e o intercâmbio que foi feito.