“Fun Park” é alvo de inquérito civil público no MPF

A medida considerou relatório feito pela Semmas, o qual aponta risco de erosão e vandalismo no local

De ACRITICA.COM por ANA CAROLINA BARBOSA :

Encosta localizada no antigo mirante da Embratel tem 40 metros de altura acima no nível do rio e sofreu o fenômeno das terras caídas (Luiz Vasconcelos)

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para apurar a situação da encosta nas margens do Rio Negro, na área do Mirante Embratel, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, escolhida para abrigar o Memorial Encontro das Águas – “Fun Park” da Copa 2014, tento em vista que um relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), nas proximidades do sítio arqueológico Ponta das Lajes, apontou que o local encontra-se sob ação erosiva, sujeito a desmoronamentos e a depredações por parte de vândalos.

Segundo a portaria 109, de 25 de agosto de 2011, publicada na edição desta terça-feira (27/09) do Diário Oficial da União (DOU), foi determinado um prazo de dez dias para que a Semmas, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) “informem sobre a intenção de construir o Fun Park da Copa 2014, na região do Encontro das Águas, indicando a localização exata do pretenso empreendimento, inclusive, encaminhando o projeto”.

A portaria, assinada pelo procurador da República Athayde Ribeiro da Costa, considera que o encontro das águas encontrando-se sob procedimento de tombamento junto ao Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e estipula prazo de dez dias ao órgão para que se pronuncie sobre as alegações da Semmas.

O projeto arquitetônico do memorial é de autoria do arquiteto de 103 anos Oscar Niemeyer e foi elaborado na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, em 2005. Em março deste ano, a obra foi descartada pelo prefeito Amazonino Mendes. O acrítica.com tentou contato com o Implurb e Iphan para obter um posicionamento sobre a obra e sua situação atual, mas não obteve sucesso.

Comentário meu: É estranho o desconhecimento por parte das autoridades da existência do fenomeno das terras caídas na Região Amazônica. O local é a melhor vista do Encontro das Águas e o Memorial tem o objetivo de, ao mesmo tempo em que incorpora uma obra de Oscar Niemeyer, criar um espaço capaz de permitir a todos a melhor visão daquela área, como mostra a foto abaixo:

Para os que não conhecem, ainda, o que são as terras caídas, peço ao Zezinho Corrêa que cante o ” Bate forte o tambor…” e relembre ” as barrancas de terras caídas/ faz barrento o meu rio mar…”. Clic e veja abaixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=-P6700m-tZ0

Quanto aos supostos vandalos, acho difícil ter algum por lá por razões óbvias.