“Quem quer ser um milionário?” – um filme que fala de “esperança”?

A atriz indiana Freida Pinto, a Latika do filme “Quem quer ser um milionário?”, perguntada sobre qual a mensagem do filme, respondeu: “O filme fala de esperança: sem esperança de um amanhã melhor não há sentido em viver”.

O belo filme realmente traz uma mensagem de esperança.

Esperança de um grande amor que faz Jamal ignorar todas as suas vaidades e desejos materiais e carnais para cultivar e, ao final, consumar seu amor por Latika.

Mas o filme também fala de uma esperança de ascensão social que move jovens dos países marcados pela absurda desigualdade social, entre estes a Índia, onde o filme se passa, e o Brasil que tem características sociais e econômicas muito parecidas com as do país asiático.

Se no amor, que transita no campo do emocional, o sonho do filme parece acalentador para a alma, no aspecto social, o que se vê é a mais absoluta desesperança, simbolizada pela história de vida dos irmãos Salim e Jamal.

Nascidos na miséria, com a mãe assassinada em um conflito religioso, explorados por bandidos que se tornam os homens de negócio nesses países em desenvolvimento, a esperança de Salim está no crime e a de Jamal na premiação de um jogo televisivo.

E assim vivemos na Índia e no Brasil, submetidos a uma insustentável desigualdade social fruto de uma injusta distribuição de renda que concentra grande parte da riqueza produzida pelo povo e pela natureza nas mãos de poucos e que submete milhões de Salins e Jamals ao crime ou a sorte, como únicas fontes de esperança.

Tivesse olhos mais atentos, a atriz não diria que o filme fala de esperança. Porque esperança existe onde há oportunidades iguais de acesso à educação e ao trabalho, onde o crime é punido com cadeia e não com riqueza e onde a sorte não move os sonhos da juventude.

Onde a ascensão social só se dá pelo crime ou pelo jogo, não há esperança!

Que um dia a esperança surja na educação e no trabalho para que novos Salins e Jamals, que nascem na Índia e no Brasil a cada segundo, tenham um futuro melhor.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PCdoB. www.vereadormarceloramos.com.br