Vitória de Pirro

Por Marcelo Ramos

O rei Pirro do Épiro, após derrotar os romanos nas Batalhas de Heracleia (290 a.C.) e de Ásculo (279 a.C.), diante das irreparáveis perdas no seu exército, reagiu a manifestação de alegria pela vitória com a seguinte frase: “uma outra vitória como esta nos arruinaria completamente”. Ai surgia a expressão “Vitória de Pirro” para simbolizar fatos comemorados como vitória, mas que, na verdade, são tremendas derrotas.

Uma “Vitória de Pirro” é o que comemora do senador Eduardo Braga ao anunciar suas emendas à Medida Provisória n. 534.

Ampliar de 75% para 100% o desconto do Imposto de Renda para os estados da SUDAM seria uma medida que nos daria competitividade, no entanto, a emenda do senador ampliou o benefício também para os estados da SUDENE e assim, não só consolidou a fabricação do tablet da Samsung (Galaxy) em Ilhéus na Bahia, como direcionou para a região Nordeste os novos investimentos do setor, já que, em igualdade nos incentivos fiscais, os estados dessa região têm a oferecer tudo que não temos, portos, aeroportos, estradas, energia e comunicação.

A outra emenda – proibição de controle remoto nos tablets – parece até piada já que é inimaginável controle remoto para um aparelho que você carrega nas mãos.

Não precisamos de demagogia e de falsas vitórias, o tablet já perdemos, precisamos agora é de garantias de que os incentivos da MP 534 não serão estendidos para celulares e televisores, o que é a vontade do ministro paulista Aloísio Mercadante, e impedir que nos tablets seja embarcada tecnologia de telefone e televisão, o que já acontece com o tablete produzido em Ilhúes-BA que já funciona como celular e televisão.

Por enquanto, o senador Eduardo Braga comemora uma “Vitória de Pirro”, não por ingenuidade, mas por pura demagogia e oportunismo político. Como lá em Heracleia ou Ásculo, com mais algumas vitórias como essas estaremos completamente arruinados.

One thought on “Vitória de Pirro

  1. “A outra emenda – proibição de controle remoto nos tablets”. Piada? Isto é uma comédia inteira, uma palhaçada completa. O cúmulo do absurdo. Qual empresa vai fabricar um tablet com controle remoto? Isto é mais uma forma de mentir para o povo amazonense. O pior é que vai ter gente elogiando esta emenda.

Comments are closed.